ÚLTIMOS TRABALHOS   

Primeiro ônibus brasileiro movido a hidrogênio \o/



Olhando para a imagem do post, qualquer um diria que esse é um ônibus normal, não? Mas a verdade é que o veículo acima é uma das maiores promessas do país no setor de ecoeficiência. Se trata do primeiro protótipo brasileiro de ônibus movido a hidrogênio, idealizado pelo MME – Ministério das Minas e Energia.

Ao invés de barulho e poluição, o novo transporte público da cidade será silencioso e emitirá, apenas, vapor de água. Por enquanto, o único modelo existente no país passará por uma fase de teste, em julho, no corredor de ônibus paulista que vai de São Mateus, na Zona Leste, até o Jabaquara, na Zona Sul.

Se correr tudo bem durante o período de testes, a ideia é produzir mais cinco ônibus como esse na cidade de São Paulo – uma das mais poluídas do mundo – e, depois, expandir a novidade para o resto do Brasil e, também, para outros países.

A meta não é absurda: hoje, existem apenas quatro empresas no mundo inteiro capazes de produzir um ônibus com a tecnologia do hidrogênio e, dessas, o Brasil é o que tem o custo de produção mais barato.

A novidade é muito boa para o país, mas, como sempre, não dá para saber se tudo correrá conforme prometido pelos órgãos públicos. Uma coisa é fato: a iniciativa já começou na base da "enrolação". A inauguração do ônibus estava prevista para abril e, depois de vários adiamentos, foi marcada para julho.

E aí, você acredita na expansão do projeto?

0 comentários:

Postar um comentário

 
Alexandre Martins © 2010